ENTREVISTAS

Entrevistas realizadas pelo jornal  Folha da Mulher- Campo Largo -2019

A importância da escola na primeira infância.

Em entrevista à Folha, a Coordenadora Pedagógica do Centro Educacional Potencial, Prof. Luiza Carolina Batista, discorre sobre a primeira infância e como deve ser o trabalho direcionado para esta faixa etária.
Folha da Mulher: Afinal, o que podemos entender como primeira infância?
Luiza Batista: A concepção de criança e infância passou por transformações ao longo da história. Hoje, compreendemos a primeira infância como o período que abrange o nascimento até os seis anos. É neste período que a criança faz muitas conexões neuronais e apresenta um enorme potencial de aprendizado que será essencial para as futuras aprendizagens. Nas escolas, a primeira infância, contempla a Educação Infantil e 1º ano.

......Leia mais

Proteger as abelhas sem ferrão: vamos polinizar esta ideia.

A diretora do Centro Educacional Potencial, Prof. Luciane Cequinel Coelho, conversa sobre educação ambiental para crianças.
Folha da Mulher: A necessidade de proteção das abelhas sem ferrão vem sendo divulgada nos meio de comunicação recentemente, como este assunto chegou na escola?
Luciane Cequinel Coelho: A educação ambiental faz parte da proposta pedagógica da nossa escola. Frequentemente promovemos debates que levem à conscientização dos alunos e seus familiares. Como trabalhamos com projetos, são eles os responsáveis pela maioria das ações da escola. Nossos projetos são bem diversificados, desde os desenvolvidos somente para uma turma ou segmento até os que abrangem toda a escola. O maior deles...Leia mais.

Essencial na formação das crianças, chegou a hora de escolher a escola para 2020

A diretora pedagógica do Centro Educacional Potencial, Prof. Luciane Cequinel Coelho, explica a importância do planejamento das famílias para entrada ou mudança de seus filhos na escola.

Folha da Mulher: É importante se planejar para matricular os filhos numa nova escola?
Luciane Cequinel Coelho: Sim, é preciso planejamento pelo fato de que a escolha de uma escola não costuma ser uma decisão rápida. 

Algumas famílias acompanham a trajetória e propostas das escolas e já sabem desde muito cedo que é ali que matricularão seus filhos, já existe um conhecimento prévio. Mas, para a maioria é preciso conhecer a escola e isto não se dá apenas num telefonema ou visita. O ideal é .....Leia mais.


Festa Junina

A coordenadora pedagógica do Centro Educacional Potencial, Luiza Batista, explica a importância da realização da festa junina nas escolas.

Folha da Mulher: Qual é a importância de realizar festa junina nas escolas?
Luiza Batista: A festa junina é uma das maiores formas de expressão cultural do Brasil e aqui no sul do país são principalmente as escolas que promovem para as crianças as descobertas destas tradições. Do ponto de vista pedagógico as oportunidades ...Leia mais.

Atividades extras curriculares

A coordenadora pedagógica do Centro Educacional Potencial, Luiza Batista, explica a importância das atividades para crianças no contraturno escolar.

Folha da Mulher: Qual a importância das atividades extras, no desenvolvimento das crianças?
Luiza Batista: Precisamos considerar dois aspectos importantes. Primeiro que a escola é o local onde o aluno terá sempre a melhor assistência, em um ambiente seguro e de aprendizado contínuo. E, segundo, quanto maior o repertório de experiências que a criança tem acesso, maior os estímulos para seu desenvolvimento integral.
As atividades extras realizadas em nossa escola, no contraturno, são direcionadas às crianças de 1 a 10 anos e tem foco...Leia mais.